Os Malês constituem uma Sociedade Africana de origem Yorúbá inteiramente á parte que se faz salientar pela reserva da sua vida intima, pela observância mais ou menos fiel dos seus preceitos de fé, pela crença num Deus superior e pela inadmissão de imagens ou ídolos no seu Culto.

A Organização Religiosa ICAMMALÊS, denominada Irmandade dos Crêoulos Africanos Muçulmanos Malês tem como sede administrativa no Centro , Rio de Janeiro, RJ, Brasil tendo caráter social e religioso, sem fins lucrativos e tempo de duração indeterminado é uma pessoa jurídica de direito privado, conforme art. 44, IV do Código Civil. A finalidade principal da Organização Religiosa é resgatar os valores inerentes dos africanos muçulmanos malês, bem como a necessidade de agregar valores aos seus descendentes e congregar seus seguidores para a defesa dos interesses da organização, e de promover paralelamente atividades de caráter social, cultural, desportivo, assim como defender o meio ambiente ou qualquer outro interesse coletivo lato sensu (difuso, coletivo e individual homogêneo), realizando o direito essencial a uma qualidade de vida sadia. Já que se é reconhecido há existência de grupos étnicos,como o que representamos, em situações frágeis, distantes, até do acesso a informações sobre seus direitos (CNPJ -11.719.221.0001-30)


Racismo

As ultimas noticia de que se tinha sobre o Culto do Alufá data de 1915, consta que estava organizado no Estado da Bahia. O Culto dos Malês começa a ser resgatado Oficialmente em quinze de maio de 2006 no Estado do Rio de Janeiro.