A CIVILIZAÇÃO YORUBÁ


Os Iorubás ou iorubas ( em Yorubá), também conhecidos como ou yorubá(io-ru-ba ) ou iorubá, são um dos maiores grupo étno-linguistico ou grupo étnico na África Ocidental, composto por 30 milhões de de pessoas em toda região Constiturm o segundo maior grupo étnico da da Nigéria, com aproximadamente 21% da sua população total..

ORIGEM


As lendas contam que Ile Ifé era centro político e religioso, principalmente porque, na origem dos iorubás, o mito se integra perfeitamente na realidade. Segundo a tradição, a cidade foi fundada por Ododuwa, o grande ancestral de toda esta etnia, que seria para uns , filho do próprio Olodumaré ( o Deus supremo), para outros filho de Lamudu , rei de Meca. Ali seria o berço de todos os povos e reinos descendentes do deus–rei Ododuwa, fundador da cidade sagra da . Outra lenda diz que Ododuwa seria o condutor de uma gente vinda do Leste. .

Após a fundação da cidade sagrada o povo teria se espalhado pela região e tomou final por volta do primeiro milênio. Possivel época da fundação de Oyo capital politica dos Iorubás , Cidades independentes com seus governante, a camponeses. O Senhor do reino ratificava o poder dos mandantes de cada cidade que era chamado de Bale e tinha a assembléia dos notáveis, que era na realidade a dententora da auto ridade.O guarda muralhas, em geral era mágico, o Babalaó, que recolhia os impostos. Uma aristocracia improdutiva controlava as armas, o poder politico, o comércio local , nacional e internacional.

As comunidades Iorubás que se desenvolveram no sudoste da atual Nigéria constituiram um dos grandes centos de civilizatorio da Guiné e chegaram a influenciar outras civilizaçães da região, como o reino de Benin. Esta irradiação cultural não se restringiu apenas ao continente africano .

A maioria dos Iorubás vivem em grande parte no sudoeste da Nigéria, também há comunidades iorubás no Benin, ainda podendo ser encontradas pequenas comunidades no campo em togo, Serra Leoa, Brasil, e Cuba

Milhares de iorubás escravizados foram desembarcados no Brasil , fecundando a cultura e historia do nosso pais. Uma explicação plausivel sobre a gênese do povo iorubá, seria as diversas migrações através das regi ões entre o lago chade e o Niger, bem como tendo acesso ao mar , eles compartilharam com Borgu ( variadamente chamados Bariba e Borgawa) no noroeste, os Nupes( que eles chamam muitas vezes “tapa” e os Ebira no norte, os Edo que também são como Bini ou pobo beni não- relacionado com o povo da Repú blica do Beni , e os sane, Afemai para o sudeste, Os Igala e outros grupos relacionados, encontram –se no noroeste, e os Egun, Fon e outros povos de lingua Gbe e no sudeste , Embora a maioria dos iorubás vivam no oeste da Nigéria , há também importantes comunidades iorubás na Republica do Benin, Gana e Togo.

A maior parte dos iorubás são cristões , com os ramos locais das igrejas anglicanas, Catolicas, Petecostal, Metodista , e Nativas de que são adeptos, O Oslamismo inclui aproximadamente um quarto da população iorubá , com a tradicional religão iorubá respondendo pelo resto. Os Iorubás têm uma historia urbana que data de 500 d. C. As principais cidades Iorubás são Lagos , Ibadan , Abeokunta, Akure, Ilorin, Ogbonoso,Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo, e Ile- Ifé.
Fonte : Wikipédia/ Prefeitura de Barra Manssa e outros


anterior

proxima

-