Africano muito além da Escravização

Africano-brasileiro Yorùbá

Quem são os iorubás? A primeira resposta óbvia a essa pergunta é o iorubá é uma nacionalidade, totalizando cerca de 40 milhões, a maioria dos quais vivem na parte Sudoeste do Estado da Nigéria, na África Ocidental. Óbvio que esta resposta é, não é totalmente explicativo, e, certamente, não é sem controvérsia a sua própria. Em primeiro lugar, quanto ao seu estatuto explicativo. É preciso acrescentar que os iorubás são as pessoas, que falam uma língua comum, iorubá, que pertence ao grupo Kwa da família linguística Níger-Congo, e tem cerca de 12 dialetos, que são um grupo bem urbanizado, com gênio em artes como simbolizado nos famosos "Bronzes Ife"; que iorubás também são encontrados em Togo, República do Benin e em outras partes do mundo, incluindo Brasil, Cuba, Trinidad, e Estados Unidos. Em segundo lugar, quanto ao seu estado controverso, tem de enfrentar a questão o que faz o iorubá uma nacionalidade, ou uma nação, não uma tribo ou clã, e como se faz, em seguida, marcar uma distinção entre Yorubaland e Nigéria. Para esta última questão, não há melhor resposta do que o fornecido por Obafemi Awolowo em 1947, para que uma seção posterior desta apresentação vai voltar. Por enquanto, é necessário responder á pergunta: "Quem são os iorubás?", Centrando-se em alguns momentos críticos em iorubá história e do pensamento.

1. A dinastia de Oduduwa e da Fundação da Nação. Oduduwa é o progenitor legendário do iorubá. Existem duas variantes da história de como ele conseguiu esta façanha. O primeiro é cosmogônico, eo segundo, político. A versão cosmogônica também tem duas variantes. De acordo com a primeira variante do mito cosmogônico, Orisanla (Obatala) era o arco-divindade que era escolhido por Olodumare, a divindade suprema para criar uma terra sólida fora da água primordial que constituiu a terra e de povoar a terra com seres humanos . Ele desceu do céu em uma corrente, carregando uma pequena concha de caracol cheia de terra, sementes de palma e uma galinha de cinco dedos. Ele foi para esvaziar o conteúdo da concha de caracol na água depois de colocar alguns pedaços de ferro sobre ele, e, em seguida, colocar a galinha na terra esparramar isto em cima da água primordial. De acordo com a primeira versão da história, Obatala completou esta tarefa para a satisfação de Olodumare. Ele então foi dada a tarefa de transformar o corpo físico dos seres humanos, depois que Olodumare lhes daria o sopro da vida. Ele tambím completou esta tarefa e é por isso que ele tem o título de "obarisa" o rei de orisas. A outra variante do mito cosmogônico não Obatalá de crédito com a conclusão da tarefa. Ainda que se admitisse que Obatalá foi dada a tarefa, ele assevera que Obatalá se embebedou antes mesmo de chegar a terra, e ele era incapaz de fazer o trabalho. Olodumare ficou preocupado quando ele não voltou no tempo, e ele teve que enviar Oduduwa para descobrir o que estava acontecendo. Quando Oduduwa achou Obatalá bebado, ele simplesmente assumiu a tarefa e concluído. Ele criou a terra. O local em que ele caiu do céu e que ele resgatou de água para se tornar terra é chamado Ile-Ife e é agora considerado o lar sagrado e espiritual do iorubá. Obatalá ficou envergonhado quando ele acordou e, devido a esta experiência, ele fez um tabu para qualquer de seus devotos para beber vinho de palma. Olodumare o perdoou e deu-lhe a responsabilidade de moldar os corpos físicos dos seres humanos. A tomada de terra é uma referência simbólica para a fundação do reino iorubá, e é por isso que Oduduwa ´ creditado com aquela realização (Idowu, 1962). De acordo com a segunda versão do mito, havia uma civilização pré-existente em Ile-Ife antes de sua invasão por um grupo liderado por Oduduwa. Este grupo veio do leste, onde Oduduwa e seu grupo tinham sido perseguidos com base em diferenças religiosas. Eles vieram a Ile-Ife e lutaram e conquistou os pré-existentes ibo (não relacionado com os ibos presente) habitantes conduzidos por Oreluere (Obatalá). Obviamente, existe uma ligação entre as duas versões da histária. O político pode ser a autêntica história da fundação do reino de Ife por conquista. No entanto, o mito de criação empresta-lhe uma legitimidade que énegado pela história de conquista, assim como parece que está emprestado alguma crença pelo fato de que, como resultado do embaraço causou a deidade deles, os seguidores de Obatalá são proibidos de tomar vinho de palma. Na verdade, a segunda versão do mito cosmogônico também parece pressagiar a variante política. A reivindicação de que Obatalá se embebedou ea tarefa de criação teve que ser realizada por Oduduwa já tem alguma coloração política que agora está explícito na versão política da tradição. O que é crucial em ambas as variantes da história é o papel de Oduduwa como o fundador da nação iorubá é por isso que o nome não pode ser esquecido. Oduduwa é o símbolo da nação, o ponto de encontro para al aqueles que subscrevem a identidade iorubá. O nome próprio iorubá, de acordo com historiadores Smith, Atanda e outros, foi fixado em nós pelos nossos vizinhos do norte e mais tarde popularizada por publicações coloniais. Antes disso, o "Anago" para que alguns iorubá no presente República do Benin e outros no novo mundo ainda usam para se referir a si mesmos, foi usado para se referir á maioria do povo iorubá chamado hoje. A origem comum e da linguagem, bem como comuns culturas políticas e religiosas fez o iorubá uma nação muito antes de qualquer contato com os europeus eo advento do colonialismo.

2. Moremi o patriotismo e a sobrevivência da nação Com a morte de Oduduwa, houve uma dispersão de seus filhos a partir de Ife para encontrados outros reinos. Estes fundadores da nação iorubá incluído Olowu de OWU (filho da filha de Oduduwa do), Alaketu de Ketu (filho de uma princesa), Oba de Benin, Oragun de Ila, Onisabe da Sabe, Olupopo de Popo, e Oranyan de Oyo. Cada um deles fez uma marca na urbanização e posterior consolidação do iorubá confederação de reinos, com cada reino traçar sua origem a Ile-Ife. Após a dispersão, os aborígenes, o ibo, tornou-se difícil, e constituiu uma séria ameaça para a sobrevivência de Ife. Presume-se que os sobreviventes dos antigos ocupantes da terra antes da chegada de Oduduwa, essas pessoas agora se transformaram em saqueadores. Eles viriam para a cidade em trajes feitos de ráfia com aparências terríveis e temíveis, e as pessoas Ife fugiria. Em seguida, o ibo iria incendiar casas e saquear os mercados. Então veio Moremi no Deborah cena como do Antigo Testamento. Quando nenhum homem poderia ousar os ibos, Moremi pediu ao rio Esinminrin ajuda e prometeu dar ofertas, se ela pudesse salvar seu povo. O Orixá disse-lhe para se permitir ser capturado e Understudy povo ibo. Ela o fez, e descobriu que estes não eram os espíritos, as pessoas apenas com ráfia para o vestido. Ela escapou, e ensinou o seu povo o truque. A próxima vez que as pessoas ibo chegou, eles estavam redondamente derrotado. Moremi então tive que voltar para Esinminrin para agradecer aos deuses. Toda oferta que ela ofereceu foi recusada. Na adivinhação, ela foi dito que ela tinha que dar Oluorogbo, seu único filho. Ela fez. A lição de Moremi é a lição de patriotismo e abnegação. A recompensa não pode ser colhida em seu tempo da vida. Moremi passada e se tornou um membro do panteão iorubá. O festival Edi comemora a derrota do ibo e do sacrifíio de Oluorogbo até hoje.

 

Nós, os africanos-brasileiros de origem iorùbá, estamos convencidos de que nós podemos ajudar a construir uma comunidade mais forte económicamente, política e social na Iorùbalándia, na Nigéria, e em todo o mundo,e fazer promessa de promover a unidade, progresso e fortalecimento do iorubá na Nigéria, e dos descendentes em todo o mundo para a coexistência pacífica baseada na justiça.Os filhos de "Oduduwa nacidos no Brasil lhe agradecem Presidente da Nigéria Olusegun_Obasanjo 2005- Brasil"

3. As Aventuras Oranmiyan, Afonjá Traição, divisão interna, a escravização e a Queda da Nação. Oranmiyan foi o último dos descendentes Oduduwa. Mas ele era o mais aventureiro e fundador do Reino Oyo. Em alguns relatos, ele foi o terceiro governante de Ife como sucessor de Oduduwa. Mas depois ele decidiu vingar a expulsão de seu pai a partir do Oriente, e assim, ele liderou uma expedição. Depois de muitos anos na estrada, e como resultado de desentendimento entre ele e seu povo, ele não poderia ir mais longe. Sentindo vergonha de voltar, ele apelou para o rei de Nupe para uma terra para fundar o seu reino. Ele foi obrigado, e que a terra tornou-se o núcleo de Old Oyo Reino. Oranmiyan, tendo o título de Alafin, conseguiu levantar uma militar muito forte e eficaz expandiu o seu reino. Seus sucessores, incluindo Sango, o mítico deus do trovão, Aganju e Oluasho também foram tão fortes. Paz e tranqüilidade prevaleceu durante o reinado de Abiodun, embora também experimentou o declínio do exército. (Canção). Awole Arogangan foi o sucessor de Abiodun 's, e foi durante seu reinado que os problemas começaram para o reino. Ele foi forçado a cometer suicídio, mas antes de sua morte ele disse ter pronunciado uma maldição sobre todos os iorubás, que eles não vão se unir e que eles serão levados cativos. Afonjá foi o Kakanfo, o generalsimo do Exército, na cidade iorubá norte de Ilorin, durante o reinado de Awole e seu sucessor. Afonjá; se recusou a reconhecer o novo rei, e convidou os Fulani que foram, então, levar uma jihad para o sul, para ajudaacute;-lo contra o rei. Eles fizeram, mas ele não sobreviveu a si mesmo, porque o Fulani, depois de ajudar a derrotar o Alafin também se voltou contra ele. Eles dispararam várias setas para ele e seu cadáver foi permaneceu em pé naquelas setas como eles preso em seu corpo. A traição de Afonjá marcou o começo do fim do império Oyo e com ele o declínio da nação iorubá. A guerra civil irrompeu entre os vários reinos ioruba: Oyo, Ijesa, Ekiti, Ijaiye, Abeokuta e Ibadan. Como isso estava acontecendo, Daomé, a oeste ea Borgu no norte também foram colocando problemas para os reinos iorubás até a intervenção dos britânicos e a imposição do domínio colonial. Aqueles que argumentam que não havia a consciência de uma identidade iorubá comum até o século 19 pode estar se referindo a esses episódios da guerra civil na vida da nação. Mas se esquecem de que essas pessoas, apesar da guerra civil, compartilhar um sentimento de origem comum e da linguagem comum. E é para ser notado que a chamada paz que foi imposta pela britânica não podia ter durado se não tivesse havido um sentido de consciôncia de vir a partir de uma origem comum.


Cultura Identidade e Resistencia Suldanesa no Brasil

Fonte: National Association of Yorubá Descendants in North America

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